segunda-feira, 8 de abril de 2013

Organizando o "Bota-fora"


Olá, acredito que esse seja meu ultimo post antes de sair em missão, espero que ele possa ser de alguma forma útil pras meninas que já estão pensando nas suas despedidas, bota-fora ou chá missionário, defina como quiser.

Como organizar um chá missionário? No caso, como eu organizei o meu?

Local:

 Em alguns lugares não é aconselhável realizar a despedida missionária nas Alas e devemos seguir a palavra dos nossos lideres, não se sinta mal nem fique chateada caso não possa faze-lo em sua Ala, a sua despedida será igualmente ou mais especial se realizada na sua casa ou em algum outro espaço legal somente entre amigos e familiares.

Calcular mais ou menos a quantidade de convidados:

Bem, eu não fui sempre da mesma ala, nasci e cresci em uma e após os 19 anos passei a frequentar outra Ala, as duas Alas moram no meu coração, portanto a quantidade de pessoas prevista pra participarem da minha despedida deveria ser a soma das 2 alas (claro que eu não tinha um grande contato com alguns irmão, daí imaginei um pouco menos pessoas). Você chamará familiares não membros? Convidados de outras alas? Faz uma conta simples ai.

Divulgar a data da despedida:

Eu fiz de 3 formas (não queria que ninguém viesse chorando pra mim depois dizendo que não sabia kkk), primeiro eu fiz um cartaz dizendo o LOCAL, DIA, SOBRE O QUE SE TRATAVA (óbvio) coloquei uma escritura que eu gostava, uma foto legal, cores atrativas.




Fiz pequenos convites muito simples (não pretendia gastar muito) e distribui pra todo mundo que trombava comigo, se você tiver grana pode fazer algo mais legal e distribuir por família, faça uma montagem com alguma foto sua, enfim, mande revelar como papel fotográfico e coloque em um envelope simples com alguma cor que goste, distribua por família se não vai ficar BEM caro.

Divulguei online, no facebook tem a opção de “Criar Evento”, dá uma fuçada lá, é bem simples usar e você pode alterar o dia ou a hora depois de feito, caso aconteça algo.



Escolhi pessoas para falarem bem de mim:

Sim, eu usei esse termo no meu testemunho final pra congregação SUHAUSHAUSHUA

Você precisa escolher algumas pessoas pra falarem palavras bonitas sobre a missão, você e sua decisão importante de servir, escolha-as com antecedência pra elas não se assustarem de mais depois e se prepararem bem.
Mas lembre-se, não chame muita gente, se não ficará algo cansativo, maçante, você estará emocionada ouvindo tudo, mas quem estiver assistindo pode se cansar um pouco, escolha umas 3 e você, já esta ótimo.

“O que terá na sua despedida?”:

Use a criatividade e seja cara-de-pau pra pedir ajuda pros “Talentosos” da sua Ala.

Ah, na minha tiveram os testemunhos de pessoas que eu mesma chamei (pra falarem bem de mim aushuasaushuas), chamei três irmão cantores profissionais que levaram inclusive todo o equipamento de som e cantaram uma musica que eu mesma escolhi (A musica foi “Como as estrelas” da Jenny Phelps, eu chorei de mais nessa hora!), e escolhi a decoração e eu mesma comprei as coisas e fiz em casa (tudo pra não gastar hahaha).

Que sugestão te daria? Olha, pensa naqueles irmãos que você conhece que ARRASAM no coral, pensa no irmão que toca algum instrumento, violão, flauta, piano, escolha uma musica legal... chame eles, faz toda a diferença uma BOA apresentação musical!

“E a decoração?”:

Seja criativa, novamente, vai ser divertido! Chame mais alguma amiga pra te ajudar se precisar.
Na minha eu fiz um mural escrito o nome da minha Missão, que ficou atrás da mesa do bolo, dai ninguém veio perguntar pra onde eu ia...rsrsrs

No bolo eu ganhei da minha mãe uma bonequinha em Biscuit parecida comigo, vestida de Sister e tinha até plaquetinha! Você pode de repente fazer um bolo de chocolate preto e imitar uma plaqueta escrevendo SISTER “SEU NOME” de chocolate branco...
Além disso, pra decorar a mesa eu fiz uns Cupcakes bem baratinho mas que ficaram lindos! Não tinham nem recheio, mas deram a graça na mesa... no caso, eram mais pra enfeitar mesmo já que havia bastante comida pra ser servida.



Lembrancinhas, olha, isso parece besteira mas será MUITO IMPORTANTE, as pessoas querem saber o seu endereço, nas lembrancinhas você coloca o seu endereço e pronto, ninguém vem te perguntar porque já terão tudo por escrito bonitinho.
As minhas eram plaquetinhas com meu nome e dentro havia o meu endereço da missão, você pode usar vestidinhos de Sister com plaquetinha e atrás o endereço, flores com pétalas com o endereço, enfim, bole algo legal.



Caderno de mensagens, é interessante isso porque além de você ler e lembrar dessas pessoas na missão você pode pedir pra elas acrescentarem o endereço delas pra você mandar cartas.

Comida, como eu já disse antes, precisa ter uma ideia de quantas pessoas virão, você pode fazer aos poucos os salgados (eu fiz isso, mais uma vez... pra economizar), pode pedir pras irmãs da Sociedade de Socorro levarem pratos, pode pedir pros homens do Quórum levarem os refris, tente fazer aqueles pratos que são mais em conta e que o povo gosta.

Algumas pessoas curtem passar vídeos emocionantes com fotos suas desde de criança, eu nunca vi muito sentido nisso mas acabei fazendo somente um mural de fotos bem fofo, ficou bacana, diferente do vídeo que prende as pessoas a verem até o fim, o mural fica lá parado e o pessoal olha o tempo todo.
Se você fizer durante a semana pense em algumas brincadeiras pra chamar a galera à participar, é bem legal!! Mas como a minha eu fiz no domingo, precisei fazer algo mais espiritual, mas ficou muito bom também!



Espero ter ajudado às que estão pensando na despedida, e que esse dia seja tão especial pra você quanto foi para mim, é um dia único e precisa de muita atenção!

5 comentários:

  1. adorei!!!A idéia da lembrancinha foi ótima.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia! Como vc fez? Encomendou em algum lugar? Preciso fazer para um chá de um sobrinho

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia! Como vc fez? Encomendou em algum lugar? Preciso fazer para um chá de um sobrinho

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia! Como vc fez? Encomendou em algum lugar? Preciso fazer para um chá de um sobrinho

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada você me ajudou muito ♥️

    ResponderExcluir